Sobre

Esse é o Sensivelmente, um podcast sobre síndromes, condições psicológicas, depressão, ansiedade e, principalmente, sobre neurodiversidade.

Mas o que é neurodiversidade? Neurodiversidade é ideia de que diferentes desenvolvimentos neurológicos devem ser tratados como apenas mais uma diferença entre humanos. Explicando melhor, sabe aquela pessoa que tem dislexia, aquela que tem problemas de fala? Aquela que é autista? A neurodiversidade defende que elas são apenas diferentes, não doentes. Enquanto todo mundo pode ter pés de diferentes tamanhos, nascer com diferentes cores de olho, também pode apenas nascer com uma diferença neurológica.

Em resumo, é pedir que a sociedade faça menos drama em cima de tudo isso. Muitas síndromes e distúrbios não têm cura, e muitas vezes pensar em curá-las ou tentar curá-las significa destruir o que a pessoa é originalmente. E nesse mundo é preciso espaço para todos serem como são, pois tem muita coisa para ser contribuída nisso.

Dentre os assuntos da neurodiversidade, um dos mais discutidos é o autismo, e é justamente sobre ele que vamos discutir na maior parte dos episódios. Autismo é um espectro, um espectro bem amplo, e dentro dele cabem infinitas variações. Existem os que não falam, os que não andam, os que são inteligentíssimos em algo e têm dificuldade em outra coisa, e existem até aqueles que passam ao seu lado na rua e você nunca vai saber que é autista.

Eu escolhi a plataforma do podcast porque embora eu não tenha problemas com câmeras, não é tão fácil assim falar de um assunto como esse. Eu ainda não estou totalmente preparada para botar a minha cara em vídeos, embora eu faça muitos deles. E também achei que apenas escrever um blog não seria tão impactante quanto me ouvir falando, com entonação e emoção.

E é sobre isso, neurodiversidade, que eu espero falar bastante. Espero fazer com que você, seja neurodiverso, neurotípico, curioso, conheça mais sobre essas coisas, pense a respeito, olhe o mundo a sua volta com mais camadas de informação.

Anúncios